Formação profissional - Planejamento !

O essencial ainda é o investimento em pessoas, processos e ferramentas. Sem o devido treinamento e o estudo contínuo, seu gerenciamento não vai para frente.

Estamos passando pelo grande momento de consolidação de empresas e profissionais que atuam com gerenciamento de projetos. Mas não basta ter pessoas que trabalham por projetos, é preciso avaliar criticamente a capacidade de sucesso na organização.
Para se ter sucesso em gerenciamento de projetos, é importante que os profissionais observem três pilares básicos: pessoas, processos e ferramentas.
Investir em pessoas é a base para o sucesso de qualquer corporação.
Para as empresas que trabalham por projetos, é evidente ser necessário muito treinamento em gerenciamento. E estes devem incluir aspectos mais “softs” de gerenciamento, como questões de comportamento, liderança ou capacidade de negociação.
Além disso, claro que aspectos técnicos também devem ser observados, como o conhecimento específico de cada área de atuação.
Outros treinamentos fundamentais são os de ferramentas básicas de software. Para fazer bom e rápido uso de editor de texto, planilha eletrônica e apresentações. Digitação também é importante e tem impacto direto na velocidade do trabalho.
Com treinamento em planilha eletrônica, por exemplo, há um ganho significativo em produtividade e qualidade no trabalho.
Em suma, investir em treinamentos, de forma planejada, gera ótimos resultados para as organizações.
Outro pilar do gerenciamento de projetos é a avaliação dos processos de trabalho. As pessoas precisam compreender quais são as etapas e os fluxos do trabalho.
É importante investir no desenvolvimento de uma metodologia de gerenciamento. É necessário mapear os processos de trabalho e criar padrões (ou templates) de documentos visando gerar, distribuir e armazenar informações em formatos padronizados.
Uma vez compreendidos os processos de trabalho, deve-se definir quais tipos de ferramentas são interessantes para a empresa.
Normalmente é necessário investir em ferramentas de software específicas para gerenciamento de projetos. Mas isso varia de acordo com o contexto.
Investimentos em redes sociais também são importantes. Não podemos deixar de considerar o uso do Google Wave, Twitter ou Facebook. Há possibilidade até de se reduzir custos de telefonia usando o Twitter no gerenciamento de projetos.
Para escolher uma ferramenta é preciso analisar uma visão macro e uma visão micro. Na visão macro, considera-se o panorama do mercado como um todo, bem como a visão estratégica da instituição. Já na micro, são avaliados os detalhes de cada ferramenta e o cotidiano ou o operacional.
Uma vez compreendidos e definidos estes três pilares (pessoas, processos e ferramentas) o caminho para o sucesso no gerenciamento de projetos está aberto.
A partir daí,. continue melhorando e sempre estudando. [Webinsider]