Empresas buscam profissionais preparados e com facilidade de adaptação !

Há cerca de um ano, todos foram surpreendidos com a crise econômica que abalou o mundo e casou incertezas e muitas dúvidas sobre o futuro.
Certamente, você ficou preocupado e, se não foi atingido de forma direta, conheceu diferentes pessoas que amargaram situações desagradáveis decorrentes a esse período, como o desemprego, a redução do crédito, as dificuldades dentro do ambiente empresarial, entre outros fatores.
Decorrido esse tempo, percebe-se que, aos poucos, a economia voltou a sua condição anterior, as organizações se reestruturam e o que era visto com temeridade e muito ceticismo, paulatinamente, retornou a uma situação de normalidade, embalada por perspectivas animadoras de crescimento e de contratação em praticamente todos os seguimentos do mercado, após um momento de grandes adaptações, que levaram à redução de produção e às revisões de planejamento, de metas e de planos.
E você, o que fez nesse período de instabilidade econômica? Aproveitou para aprimorar os conhecimentos da sua profissão, reforçar os seus pontos fortes e corrigir os pontos fracos de atuação? Finalizou os estudos que vinha adiando, como a especialização? Se por acaso as suas respostas foram todas positivas, parabéns, pois está no caminho certo e preparado (a) para enfrentar os desafios que estão para surgir! Agora, se achou que o momento era ótimo para umas férias e descanso, sinto-lhe em informar que errou feio e, o que é pior, acumulou um novo problema – a falta de tempo para correr “atrás do prejuízo”.
As empresas começaram a contratar e precisam de pessoas preparadas, para que, sem perda de tempo, se engajem com relação as suas necessidades, por meio da apresentação de soluções ou de técnicas inovadoras de atuação. E o que elas buscam no mercado de trabalho? A resposta é simples: profissionais competentes.
As instituições necessitam de pessoas que saibam trabalhar com qualidade, com eficácia, que sejam proativos e que apresentem resultados em sintonia com os objetivos estabelecidos em seus planejamentos estratégicos. Também querem encontrar empreendedores, dotados de visão de sucesso.
É importante refletir que o saber se aprende na escola e, por isso, a formação acadêmica e a especialização são requisitos primordiais nos dias atuais. Em outras palavras, se você não sabe, não tem conhecimento para desempenhar as suas atividades. Já o fazer se aprende no trabalho, realizando e aceitando os desafios. Ou seja, adquirindo a habilidade necessária e importante para se tornar um especialista dentro da sua área de atuação. Em uma reflexão rápida, ao se juntar o saber com o fazer, pode-se dizer que criou condições para o alcance da competência.
Costuma-se dizer que para ser competente é necessário manter acesa a “chama”: a “chama” do conhecimento, da habilidade, da atitude, sempre com motivação e com amor. Portanto, esteja atento (a), pois as empresas buscam profissionais que possuem:
· Conhecimento necessário para entender os vários processos, sistemas, teorias existentes, práticas de mercado e que tenham condições de, rapidamente, avaliar as necessidades da organização, fazendo as adaptações necessárias e as colocando em prática, com um único objetivo de resolver os problemas.
· Habilidade para compreender as particularidades do negócio, as expectativas dos gestores e dos funcionários e as pretensões dos clientes.
· Atitude profissional respeitosa, valorizando todos os níveis hierárquicos, utilizando-se de modernos estilos de liderança, sabendo lidar com as diferenças, preocupando-se com o meio ambiente e com o bem-estar das pessoas.
· Motivação necessária para ser um elo agregador e motivador, entendendo as preocupações individuais e de grupo e construindo os caminhos que levam à realização da carreira.
· Amor em tudo que fizer, principalmente, na forma de tratamento e no estilo de vida.
Ainda está em tempo de você cuidar da sua carreira. Não perca mais tempo, comece agora! Anote os seus pontos fortes, para potencializá-los ainda mais! Veja os pontos fracos e estabeleça um plano de ação para melhorá-los. Seja rápido! Analise todos os seus atos merecedores de elogio de seus colegas. Aceite desafios. Mantenha sempre o espírito empreendedor. Veja a empresa como uma parceira. Atualize o seu currículo, destacando as suas realizações e os ganhos que a organização obteve com o seu trabalho. E, principalmente, acredite em você!
Fonte:http://www.administradores.com.br